Cuidados e restrições do processo para acabamentos inox e escovado

O processo para acabamentos inox e escovado precisa seguir algumas recomendações específicas
06/12/2016

Cuidados e restrições do processo para acabamentos inox e escovado

O processo para acabamentos inox e escovado precisa seguir algumas recomendações específicas para que os resultados sejam satisfatórios. Os cuidados e restrições que se aplicam a estes acabamentos servem para proteger os materiais e garantir que todas as peças apresentem uma estética aprimorada.

Os acabamentos inox e escovado estão entre as principais escolhas dos clientes para conferir um resultado superior ao tratamento do alumínio. No caso do acabamento inox, as peças ganham um aspecto brilhante, polido e liso. Já o acabamento escovado confere às estruturas uma combinação de linhas finas e retenção de parte do lustre metálico. Em ambos os casos, o resultado é altamente qualificado e segue as recomendações das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Como definir o melhor tipo de acabamento?

No momento de definir o tipo de acabamento mais indicado para cada peça, é importante levar em consideração a necessidade do cliente e a finalidade de aplicação do alumínio. Dependendo do tipo de uso das peças, existem algumas limitações em relação ao acabamento. Por exemplo, algumas peças de tamanho reduzido não podem receber acabamento polido com brilho.

A Prodec é uma empresa com tradição no segmento de acabamento de alumínio. Com mais de 60 anos de experiência no setor, a empresa se tornou uma referência nacional nos processos de Anodização, Efeito Madeira e Pintura a Pó e, por isso, tem plena capacidade técnica e operacional para indicar aos clientes as melhores práticas em acabamentos, trabalhando sempre com seriedade e compromisso com a qualidade do resultado final de cada projeto.

Confira os cuidados e as restrições da Prodec:

1- Nos casos de acabamentos aço inox, leitoso ou acabamento escovado, é fundamental solicitar ao fornecedor do alumínio que todas as peças sejam intercaladas, ou seja, protegidas com camadas de papel ou plástico. Além disso, é preciso que as faces visíveis dos perfis sejam devidamente protegidas pela embalagem. No momento da entrega, as peças devem estar presas de uma maneira firme em pacotes, para evitar qualquer tipo de dano, como riscos e atritos que não possam ser removidos durante o polimento.

2. O segundo cuidado recomendado diz respeito aos prazos de entrega e ao perfil da obra. Para que as peças sejam enviadas em total conformidade com as demandas do cliente, é importante que seja informada a quantidade exata de alumínio, de acordo com o perfil do projeto; e que os desenhos com a identificação dos lados visíveis sejam enviados corretamente.

3. Para melhores resultados, a Prodec não aplica acabamentos inox e escovado em chapas ou estruturas curvas.

4. Outro ponto que merece ser destacado é que o acabamento pode apresentar algum nível de diferença de brilho e, até mesmo, manchas em cavidades, se aplicado a materiais decapados.

Em caso de dúvidas, converse com a equipe da Prodec e receba as devidas orientações sobre os acabamentos mais adequados para a sua obra!

Voltar